quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Prato na decoração é tendência que humaniza ambiente

A era da decoração minimalista parece estar chegando ao fim. Pelo menos é o que afirma a designer de interiores Neza Cesar, de São Paulo. Segundo ela, aqueles ambientes “clean”, frios, vazios e totalmente brancos estão dando lugar a projetos mais humanizados, com a cara do proprietário do imóvel. E nesse processo as louças desempenham um papel fundamental para trazer ao ambiente o que a designer chama de “aconchego para a alma”. De acordo com Neza, usar pratos na decoração hoje é uma tendência.

A designer já usou pratos em diversos de seus projetos, e conta que as peças têm diversas origens. Uma cliente, por exemplo, tinha guardada uma coleção de louças de várias procedências – inglesas, portuguesas e chinesas. Neza então misturou os vários exemplares em uma parede laranja, tom que combina com o azul predominante nos pratos. Outro cliente, por sua vez, gostou da ideia de usar pratos na decoração, mas deixou a compra das peças a cargo da designer. Neza adorou a tarefa: “Foi uma delícia ir em feirinhas de antiguidade procurar as louças.”

Não existem regras na hora de decorar com pratos. Eles podem ser dispostos de maneira simétrica ou assimétrica. Os modelos podem ser antiguidades ou ter um design moderno. Penduram-se lembranças de família ou recordações de viagens. Exemplares redondos ficam bem com outros ovais ou retangulares. E a “regra” também vale para os espaços da casa onde são usados. Neza já pendurou pratos em salas de jantar, de estar e até em cozinhas. “Regra é a coisa mais chata do mundo, basta ter equilíbrio”, afirma ela.

Por fim, a designer recomenda que as pessoas que gostam desse tipo de decoração mais humanizada garimpem objetos em feiras de antiguidade. Afinal, como diz ela, “qualquer um pode ser curador de si mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário