quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CANTEIRO DE OBRAS

TERRENO:

Analise bem antes de comprar ou construir, os seguintes itens:
•Se tem risco de desabamento da casa (desníveis no terreno, diferenças de solo etc.)
•Se o solo do terreno é fraco (brejo, encosta, pântano etc)
•Se tem risco de enchente (nível em que esta o terreno em relação aos vizinhos e a rua, riachos e encostas etc.)
O terreno terá que ser totalmente limpo antes do início da obra que compreenderá os serviços de capina e escavação, tomando os devidos cuidados de forma a evitar danos a terceiros.A organização do canteiro de obra é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e mesmo defeitos de execução e falta de qualidade final dos serviços realizados. Seguir NR (Norma Regulamentadora) 18.

PLANEJAMENTO DO CANTEIRO

Com a planta do terreno em mãos, demarca-se o local de implantação da casa. Com a ajuda do arquiteto e construtor, define-se onde devem ficar o barracão de alojamento e o depósito de materiais e ferramentas. Observar a melhor posição também para a chegada de caminhões, lembrando que o descarregamento de materiais pode ser feito por suas laterais ou por basculamento de caçamba. Para os materiais a granel, como areia e pedra, é preciso determinar um local (baia) que não atrapalhe o desenvolvimento do trabalho, mas que seja de fácil acesso e evite desperdícios.

LIGAÇÕES TEMPORÁRIAS:


•LIGAÇÃO DE ÁGUA
É o primeiro passo para que os trabalhos sejam começados. Deve-se construir um abrigo e instalar um cavalete com o respectivo registro,dentro das normas fixadas pela concessionária local. Se a obra não contar com rede pública de abastecimento, que exigirá a instalação de um cavalete de entrada com registro, é preciso providenciar um poço, prevendo-se uma bomba ou somente um sarrilho para retirar a água. Lembrar ainda que o uso sanitário da água gera esgotos. Se não houver coleta de rede pública, será necessária uma fossa.

•INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Em geral, é necessário encaminhar um pedido à concessionária contando de: carta para solicitação de estudo e orçamento de ligação provisória aérea ou subterrânea deve ser explicitado, endereço da obra, planta da edificação a ser construída, potência a ser instalada no canteiro e potência máxima de equipamento a ser utilizado. Não custa exigir cuidado nesse tipo de instalação, desde a entrada de energia no terreno até a sua distribuição e iluminação das frentes de trabalho. Deve-se procurar saber se existem equipamentos que exigem instalações elétricas mais sofisticadas.

•LIGAÇÃO DE ESGOTO
Em geral no caso de rede pública, é necessário encaminhar uma notificação à concessionária constando de: solicitação de ligação provisória, endereço da obra, planta da edificação a ser construída e dimensionamento das caixas d’água e cisternas provisórias e definitivas. No caso de não haver rede no local, deverá ser feita uma fossa séptica, que poderá ser a definitiva da casa.

ÁREAS DE VIVÊNCIA:( NR- 18).
Os canteiros de obras devem dispor de:
a) instalações sanitárias;
b) vestiário;
c) alojamento;
d) local de refeições;
e) cozinha, quando houver preparo de refeições;
f) lavanderia;
g) área de lazer;
h) ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores.

*ALOJAMENTO:

Os alojamentos dos canteiros de obra devem:
a) ter paredes de alvenaria, madeira ou material equivalente;
b) ter piso de concreto, cimentado, madeira ou material equivalente;
c) ter cobertura que proteja das intempéries;
d) ter área de ventilação de no mínimo 1/10 (um décimo) da área do piso;
e) ter iluminação natural e/ou artificial;
f) ter área mínima de 3,00m2 (três metros) quadrados por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação;
g) ter pé-direito de 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) para cama simples e de 3,00m (três metros) para
camas duplas;
h) não estar situados em subsolos ou porões das edificações;
i) ter instalações elétricas adequadamente protegidas.

COMO ARMAZENAR CADA MATERIAL :


*Areia / Brita / Terra - Deve ser construído um cercado de madeira com fundo de tijolos assentados, evitando a perda com chuvas.
*Tijolos - Com a disposição ”castelinho” torna-se fácil de conferir e costuma-se borrifar ou pintar com água de cal as pilhas já contadas.A área para depósitos de tijolos é de 0,25m2 para 250 tijolos,considerando a altura de 1,65m,sendo que cada bloco recebe dez unidades esparsas,para a identificação dos outros blocos adjacentes de igual capacidade.
*Madeiras - Deve ser designada uma área (6,0 x 1,0 m) para armazenagem.(Equivale a 60 tábuas de 1",ou 30 caibros de 10cm x 10cm).É importante que a mandeira seja estocada em local coberto e ventilado.
*Aços / Ferros - Deve ser designada uma área (15,0 x 0,50 m) para armazenagem, separando-os por diferentes bitolas. Apesar de estocado ao ar livre, este material deve ser periodicamente vistoriado pois sofre com as intempéries.
*Armações / Formas - Deve ser previsto uma área, próxima à bancada do carpinteiro, para a estocagem.
*Ajulejos,tubos e conexões -apesar de serem materias não perecíveis devem ser armazenados em locais cobertos,por seu alto custo e fragilidade.Uma dica é adquirir materiais de acabamento quando a obra estiver em fase adiantada,pois isto evita desperdícios.
*Cimento -deve ser estocado no barracão de obras. Cada saco pesa 50Kg e tem dimensões de 0,65m x0,35m x0,15m.Separe uma área de 1m2 para cada 1500Kg,ou seja,30 sacos,incluindo àrea de circulação.Este material é frágil,pis em contato com a umidade,a tendência é se solidificar e perder suas características. Antes de armazenar o cimento, fazer a verificação da data de validade,estocando por cima os que vencem primeiro.
*Cal-deve-se designar uma área abrigada,com cerca de 1m2 para cada m2. No caso da cal hidratada que vem em embalagem semelhante à do cimento,pode-se designar uma àrea de 1m2 para cada 35 sacos. Nunca estocar sacos de cimento e cal em um mesmo depósito,sendo necessário uma separação de compartimentos no local de estocagem. A dimensão do saco de 20Kg é de 0,55m x0,30m x0,10m.